Projeto executado no:

.jpg)

GRUPO PAN : ARTE E EMANCIPAÇÃO
O Grupo Pan: Arte e Emancipação é um grupo de estudo e produção artística idealizado e realizado por artistas professores do Instituto Federal do Paraná que tomam como objeto de estudo e amparo criativo os enlaces entre os conceitos de panecástica, emancipação intelectual e arte tendo como ponto de partida os argumentos do filósofo Jacques Rancière (Argélia, 1940).
Rancière é um filósofo contemporâneo que tece seu discurso por meio do entrelaçamento de diversos temas, como a democracia contemporânea, as relações entre governo e indivíduo, crítica cinematográfica, historiografia e (entre mais outros, o que nos interessa), educação como emancipação intelectual (onde se apóia na concepção de panecástica, que “tudo está em tudo”, com origens nas práticas do professor iluminista Jacotot) e a arte (onde considera a conjunção entre ética e estética); sempre com um traço crítico marcante sobre processos estabelecidos do fazer na cultura (como no caso das eleições no processo democrático ou na disposição de um “mestre ignorante” na educação).
A fundamentação teórica de tais enlaces também propiciam uma rica abordagem para a o ensino de arte, já que o filósofo também defende um modelo de ensino a partir da máxima igualdade, premissa fundamental quando se observa a práxis artística como atributo da humanidade. Como metodologia, o projeto pretende formalizar e organizar um grupo de estudo e produções artísticas individuais e coletivas (já existente na informalidade) que se identifiquem com estas discussões, oferecendo orientações semanais, encontros entre pesquisadores e artistas de diferentes níveis formativos e visando como resultado publicações, desenvolvimento de projetos de pesquisas para a graduação e pós graduação em Artes Visuais além de produções artísticas consoantes.
Desta forma, o grupo é forma organizacional para a criação um grupo de estudo e produção artística que trate da imbricação entre panecástica, arte e emancipação, com o intuito de futuramente se dispor como um grupo de pesquisa formalizado por meio do IFPR – Palmas.
feminismo em debate
No dia 26 de setembro de 2018 o GRUPO PAN: EMANCIPAÇÃO E ARTE organizou a mesa redonda FEMINISMO EM DEBATE, como parte da semana acadêmica do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do IFPR – Palmas. Na mesa, a vice coordenadora do GRUPO PAN, a artista e professora Adriene Coelho mediou as palestras da professora (direito – IFPR) e doutoranda (Fiolosofia – UNIOESTE) Jaqueline Roman, que desenvolveu um panorama histórico do feminismo e suas fases, bem como a da artista, professora (HBC – Palmas) e especialista (Estudo de Linguagens – IFPR) Ângela Ramos, que relacionou o tema à práxis artística contemporânea. Tal debate é um exemplo de como temas transversais identitários somam às discussões sobre igualdade total e reivindicação à dignidade como âmago da política.
arte: concepções que coabitam e divergem
No dia 30 de outubro de 2018, o grupo PAN: EMANCIPAÇÃO E ARTE esteve presente no FESTIVAL DE ARTE E CULTURA DO IFMS, por meio da palestra de abertura proferida pelo artista e professor coordenador do GRUPO PAN, Douglas Colombelli. A palestra abordou relações entre arte e política a partir de exemplos histórico-literários utilizados por Jacques Rancière.
1ªjornada do sensível
A 1ªJORNADA DO SENSÍVEL é o momento onde temas que estão a ser discutidos dentro dos estudos do GRUPO PAN são abordados por colegas professores de outras áreas. Práticas criativas, como dança e queima cerâmica são mescladas com cine debate, produção acadêmica de fanzines e mesas redondas sobre estética e política (com enfoque nos direitos humanos) são atividades que se farão presentes nessa jornada.