© 2023 por Escola de Arte. Orgulhosamente criado no Wix.com

(11) 3456.7890 | (11) 3456.7890

Projeto executado no:

GRUPO PAN : ARTE E EMANCIPAÇÃO

         O Grupo Pan: Arte e Emancipação é um grupo de estudo e produção artística idealizado e realizado por artistas professores do Instituto Federal do Paraná que tomam como objeto de estudo e amparo criativo os enlaces entre os conceitos de panecástica, emancipação intelectual e arte tendo como ponto de partida os argumentos do filósofo Jacques Rancière (Argélia, 1940).

       Rancière é um filósofo contemporâneo que tece seu discurso por meio do entrelaçamento de diversos temas, como a democracia contemporânea, as relações entre governo e indivíduo, crítica cinematográfica, historiografia e (entre mais outros, o que nos interessa), educação como emancipação intelectual (onde se apóia na concepção de panecástica, que “tudo está em tudo”, com origens nas práticas do professor iluminista Jacotot) e a arte (onde considera a conjunção entre ética e estética); sempre com um traço crítico marcante sobre processos estabelecidos do fazer na cultura (como no caso das eleições no processo democrático ou na disposição de um “mestre ignorante” na educação).

      A fundamentação teórica de tais enlaces também propiciam uma rica abordagem para a o ensino de arte, já que o filósofo também defende um modelo de ensino a partir da máxima igualdade, premissa fundamental quando se observa a práxis artística como atributo da humanidade. Como metodologia, o projeto pretende formalizar e organizar um grupo de estudo e produções artísticas individuais e coletivas (já existente na informalidade) que se identifiquem com estas discussões, oferecendo orientações semanais, encontros entre pesquisadores e artistas de diferentes níveis formativos e visando como resultado publicações, desenvolvimento de projetos de pesquisas para a graduação e pós graduação em Artes Visuais além de produções artísticas consoantes.

       Desta forma, o grupo é forma organizacional para a criação um grupo de estudo e produção artística que trate da imbricação entre panecástica, arte e emancipação, com o intuito de futuramente se dispor como um grupo de pesquisa formalizado por meio do IFPR – Palmas. 

feminismo em debate

No dia 26 de setembro de 2018 o GRUPO PAN: EMANCIPAÇÃO E ARTE organizou a mesa redonda FEMINISMO EM DEBATE, como parte da semana acadêmica do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do IFPR – Palmas. Na mesa, a vice coordenadora do GRUPO PAN, a artista e professora Adriene Coelho mediou as palestras da professora (direito – IFPR) e doutoranda (Fiolosofia – UNIOESTE) Jaqueline Roman, que desenvolveu um panorama histórico do feminismo e suas fases, bem como a da artista, professora (HBC – Palmas) e especialista (Estudo de Linguagens – IFPR) Ângela Ramos, que relacionou o tema à práxis artística contemporânea. Tal debate é um exemplo de como temas transversais identitários somam às discussões sobre igualdade total e reivindicação à dignidade como âmago da política.

arte: concepções que coabitam e divergem

No dia 30 de outubro de 2018, o grupo PAN: EMANCIPAÇÃO E ARTE esteve presente no FESTIVAL DE ARTE E CULTURA DO IFMS, por meio da palestra de abertura proferida pelo artista e professor coordenador do GRUPO PAN, Douglas Colombelli. A palestra abordou relações entre arte e política a partir de exemplos histórico-literários utilizados por Jacques Rancière.

1ªjornada do sensível

A 1ªJORNADA DO SENSÍVEL é o momento onde temas que estão a ser discutidos dentro dos estudos do GRUPO PAN são abordados por colegas professores de outras áreas. Práticas criativas, como dança e queima cerâmica são mescladas com cine debate, produção acadêmica de fanzines e mesas redondas sobre estética e política  (com enfoque nos direitos humanos) são atividades que se farão presentes nessa jornada.

Processo de queima cerâmica.
Peças do Grupo Pan prontas para queima em nosso forno.
Processo de queima cerâmica.
Construção de forno para queima cerâmica, modelo romano.
Flora, Ricardo e Vicente dando show!
No palco aberto do dia 27, Flora, Ricardo e o prof. Vicente mandaram muito bem tocando em conjunto!
Leitura do Comitê Invisível.
Adriene Coelho, coordenadora do projeto, faz uma leitura de texto do Comitê Invisível para introduzir o debate.
Cine dabate!!
No cine debate, os Professores Paulo Medeiros (direito) e Roberto Rech (geografia), juntamente com o aluno Thales Aquino (Serviços Jurídicos), debateram o filme "Era o Hotel Cambridge".
E a turma chega!
A comunidade acadêmica chega na nossa Jornada do Sensível. Foram registrados acadêmicos de química, artes visuais, letras, biologia, direito e pedagogia, bem como professores e convidados externos!!
Tiago Rosa: RECOMEÇO.
O bailarino e coreógrafo Thiago Rosa (também acadêmico do curso de Artes Visuais) executou a apresentação RECOMEÇO. Foi lindo.
Apresentando os parceiros!
O Grupo PAN é apresentado e a mesa começa a partir de um texto de Rancière sobre o dissenso.
Direitos Humanos: 70 anos
Debatendo sobre os direitos humanos: Prof. Dr. Maralice Maschio, Prof. Dr Samuel Radaelli, Prof Dr. Allan Steimbach debateram com a mediação de Douglas Colombelli.
Show More
Direitos Humanos: 70 anos

Debatendo sobre os direitos humanos: Prof. Dr. Maralice Maschio, Prof. Dr Samuel Radaelli, Prof Dr. Allan Steimbach debateram com a mediação de Douglas Colombelli.